O que você faz no seu domingo?

 

Pra mim esse é o dia mais importante da semana. Nada de dormir até tarde e tomar café no horário do almoço. Esse é o dia de organizar a semana toda aqui em casa.

 

Acabei de montar todo o esquema dessa semana. Claro que muitas vezes acontecem coisas que não planejamos, mas com tudo organizado fica mais fácil contornar os imprevistos. Vou mostrar à vocês a minha organização semanal, preciso ter tudo organizado para otimizar o tempo e também porque decidimos não ter mais diarista.

 

1. Organizando o cardápio semanal.

 

download (1)

Aqui em casa não faço almoço. O Samuel almoça na empresa, então quando estou em casa, como a sobra do jantar. Se estiver na faculdade, como alguma coisa por lá mesmo. Algumas vezes acontece do tempo estar super corrido, então faço um bom lanche no lugar do almoço. Funciona bem pra mim. A minha preocupação é só com o jantar.

 

Assim, deixo o cardápio semanal todo organizado alternando em comidas leves e lanches. Isso também faz com que eu me organize com as compras no supermercado, já que faço compras a cada 15 dias.

 

 

2. Rotina de limpeza.

 

Como eu falei lá em cima, decidimos não ter mas diarista. Cansei desse povo que não quer trabalhar de forma correta, nem limpam a casa como eu quero e para completar, andaram quebrando minha louça e essa foi a gota final.

 

Organizamos uma lista para os dois fazerem. Tem uma lista de afazeres diário, outra lista de afazeres semanal e outra azaferes mensal.

 

Aqui em casa, essa é a lista diária.

 

  • Limpar a pia e o sanitário do banheiro.
  • Varrer e passar o pano nas áreas de maior circulação. Até porque agora temos a Cacau e o ambiente pra ela precisa estar sempre limpo.
  • Lavar a louça e a pia. Faço isso enquanto estou cozinhando.
  • Lavar a roupa. Lavo toda a roupa da casa na semana, com excessão da roupa do Samuel, essa fica para o final de semana. Que é quando troco toalhas, roupa de cama e de mesa e pano de prato. Tiro no domingo e vou lavando na semana.
  • Limpar o fogão. Quando vou guardar as sobras do jantar na geladeira, já limpo o fogão.
  • Limpar a mesa após o jantar.
  • E arrumar a sala. Tentamos arrumar a sala todo dia, mesmo com cachorro filhote em casa, fica tudo arrumadinho. Pelo menos por alguns minutos.

 

     

3. Organizando meus horários.

 

Pra quem não sabe eu faço faculdade e os horários não são fixos, então eu vivo um horário diferente por semestre. O semestre que começa agora em setembro, eu tenho aula em maioria a tarde. O que sobra, tenho que dividir entre a Dora Doralina, blogs, casa e eu. Sim, também preciso ter um tempinho pra mim, pra fazer a unha, pra conversar com as amigas, pra ler, pra ver série, coisas que eu gosto de fazer e me fazem bem. Olha só o meu horário. boundaries

 

Pela manhã eu leio e-mails, vejo as notícias, dou uma passada nas redes sociais, isso tudo cedo ainda, antes do café. Após o café, coloco água e comida pra Cacau. E ela dorme a manhã toda e isso me deixa livre pra estudar e fazer minhas coisas na Dora.

 

A tarde quando não tenho aula é hora de trabalhar na Dora, ir nos correios e estudar mais. Geralmente, tiro um dia na semana pra fazer unha, cuidar do cabelo, cuidar de mim. Na semana é melhor pra mim. Esse semestre isso vai acontecer muito provavelmente na terça-feira.

 

Nos dias que vou a faculdade ou passo o dia todo por lá ou a tarde inteira. Nas quartas ou quintas eu faço supermercado.

 

A noite eu faço o jantar e cuido da limpeza da cozinha. Como sempre durmo bem tarde, o resto da noite eu estudo, trabalho mais um pouco e fico batendo papo com as amigas no face.

 

Aos sábados é dia de dar banho na Cacau, cuidar da limpeza mais pesada, sair pra fazer alguma compra. Esse é o dia que eu e o Samuel resolvemos as coisas da casa ou algo que precise do envolvimento dos dois.

 

E a tarde quase sempre eu leio um livro ou vejo séries.

 

Domingo de manhã eu organizo novamente a rotina da semana e fico sempre com a tarde livre pra fazer o que eu quiser.

 

Essa foi a maneira que eu encontrei pra fazer o meu tempo render. Assim sobra tempo pra tudo. Claro, nos últimos dois meses o tempo faltou e os blogs ficaram de lado. Foi o único jeito e tempo que encontrei pra trabalhar duro na elaboração e criação da Dora Doralina, mas esse é assunto para o próximo post.

 

E assim sobra até tempo pra ficar de bobeira sem fazer nada!!!

Mentira, eu não consigo ficar parada, sou muito agitada. Sempre arrumo mais alguma coisa pra fazer, como estudar algo que eu ainda não sei.

 

tumblr_ltqcxdkEeb1qblyyto1_500_large

 

E vocês? Como organizam o tempo?

 

Bjks e bom domingo.