Casacão usado pelo técnico no embate contra Coréia divide estilistas.
Treinador é polêmico ao se vestir - e recebe de aplausos a críticas.

Dunga e o look que usou no jogo Brasil x Coreia do Norte: casaco de grife rendeu debate.Dunga e o look que usou no jogo Brasil x Coréia do
Norte: casaco de grife rendeu debate. (Foto: AFP)

Eu sei que esse blog é sobre decoração, casa, faça você mesmo, mas como estamos vivendo esse clima de copa do mundo e eu ainda não achei nada sobre decoração em verde e amarelo, resolvi trazer uma matéria de moda. Ela deveria estar no meu outro blog, mas resolvi postar aqui mesmo.

O texto é uma matéria que saiu no G1.

Afinal vcs precisam me dizer o que acharam do casaco do técnico Dunga no primeiro jogo do Brasil.

___________________________________________________

Ainda é cedo para dizer se a Copa do Mundo de 2010 vai ficar marcada pela conquista do hexacampeonato brasileiro, pela estridência das vuvuzelas ou pelas críticas implacáveis à bola oficial, a Jabulani.
Mas, independentemente do que pinçar do seu guarda-roupas para usar no jogo deste domingo (20) contra a Costa do Marfim, tudo indica que Dunga já tem lugar garantido na memória do povo da moda.

Logo nos primeiros minutos da partida de estréia do time canarinho [contra a Coréia do Norte, na última terça-feira (15)] um tititi se estabeleceu entre fashionistas: Dunga, de casacão todo incrementado, estava bem vestido?
Entre estilistas, o veredito variou.
O criador da roupa em questão, Alexandre Herchcovitch, saiu em defesa do técnico e aprovou o visual. "Ele estava ótimo", elogia o designer brasileiro, que defende que “o casaco complementou o look” do treinador.
Herchcovitch acredita que o técnico se expressa através da roupa: "Ele se veste como gosta e isso é o mais importante". Mas com grife ou sem grife nem todos aprovam as escolhas fashion do técnico da seleção. O G1 conversou com alguns especialistas em moda masculina para dar uma ajudinha a Dunga na hora de escolher as próximas roupas. Veja abaixo.

Look sugerido por Lu Pimenta, da Daslu, para Dunga: tecido tecnológico e nada de terno.Look sugerido por Lu Pimenta, da Daslu, para Dunga:
tecido tecnológico e nada de terno. (Foto: Divulgação)

Visual ‘difícil’
Menos satisfeita com o estilo de Dunga, a diretora de estilo da Daslu Homem Lu Pimenta discorda. "Eu não gostei. O visual ficou 'difícil'. Pode até ser que o casaco, sozinho, ficasse legal, mas o tricô era era texturizado, de gola alta, enfim, grosseiro", explica a estilista, que trabalha com moda masculina há mais de 30 anos e viu o jogo na companhia de várias outras pessoas ("de diferentes faixas etárias", frisa) que desaprovaram o visual.


"Se a jaqueta fosse usada com outra coisa, talvez funcionasse. E olha que não falta roupa bonita para homem no inverno", diz.
Apesar de se declarar uma especialista em alfaiataria, Lu rejeita o uso do terno, que acha “uma bobagem para essas ocasiões”. “Te diria até que se ele estivesse usando um casaco de esquiar, desses com enchimentos, estaria mais adequado. O técnico da Coréia do Norte estava muito mais bem vestido", avalia ela – que ao lado de outros criadores propôs ao G1 os looks que ilustram esta reportagem.
Para Lu, um casaco de tecido tecnológico de capuz e corte mais reto, forrado com manta, junto a uma calça de veludo e cachecol deixariam o técnico pronto para enfrentar o frio sul-africano com mais estilo. Sempre em cores sóbrias como cinza, verde-militar, preto e azul-marinho.

Visual da Der Metropol na passarela e a sugestão à Dunga: volumes mais ajustados.Visual da Der Metropol na passarela e a sugestão à
Dunga: volumes mais ajustados. (Foto: Divulgação)

Cautela com cores e tamanhos
No time dos que apoiam o visual de Dunga no jogo, está o estilista Mario Francisco, da grife de streetwear Der Metropol, que só acha que o técnico pecou nos quesitos tamanho do casaco e escolha de cores.
“O casaco é realmente bonito, mas a mistura de tons complicou. Era calça cáqui, sapato marrom, blusa mescla... Sem falar que não precisava ser nada tão largo”, analisa.
Para o estilista, o técnico tem de economizar no colorido. “Um azul-royal manteria a seriedade e faria referência à bandeira do Brasil. Eu aconselharia isso à ele”, palpita.

Francisco propõe que Dunga mantenha a proposta do uso do casacão, mas sugere uma modelagem mais afunilada nas mangas e na calça da peça – além de encurtar o comprimento do abrigo e "enxugar" a gola.

Outro estilista ouvido pela reportagem, João Pimenta Filho (cuja grife estreou na última edição da São Paulo Fashion Week) só faz uma ressalva: se a blusa de baixo fosse um pouco mais enxuta, ele ficaria mais elegante. “Esse volume da gola no pescoço diminuiu a cabeça dele. Mas, no geral, ele está bem vestido e repito, poderia ter até ousado mais”, incentiva, sugerindo que nas próximas aparições, o treinador evite os beges e marrons.

Ele gostaria que Dunga entrasse em campo no próximo jogo usando um trench-coat preto (casa longo, mais acinturado), com forro xadrez e detalhes em cinza nas ombros – sem dispensar o uso de gravata nesta mesma cor e camisa branca.

João Pimenta, que desfila na SPFW, acha que o técnico ficaria elegante em um trench-coat.Da SPFW, João Pimenta acha que o técnico ficaria
elegante em um trench-coat. (Foto: Divulgação)

Ousadia festejada
Palpites à parte, João, que gosta de futebol, aplaude a ousadia do dirigente. “É muito legal essa história de quebrar as regras impostas. Adorei quando vi que ele não estava usando um terno”, diz o estilista, que também sai em defesa da roupa de Herchcovicth. “O Alexandre é um dos grandes nomes da nossa moda e o fato de o Dunga, com todo o espaço que tem na mídia, usá-lo acaba valorizando o trabalho de todos os criadores nacionais”.
Francisco, da Der Metropol, faz coro. “É louvável que o cara se arrisque em um terreno mais fashion e saia da mesmice do terno e alfaiataria, como a maioria dos técnicos do mundial.”
Já a dasluzete Lu entende que Dunga se arrisque na moda, mas justifica que a exposição o torna apto a ser julgado. “O mundo inteiro está observando ele. Pensando bem, não sei o que dizer sobre essas ousadias de estilo. Acho válido quando alguém tem mesmo vontade de passar uma imagem diferente, mas me sinto livre para comentar o resultado disso. Afinal, gosto às vezes se lamenta, não é mesmo?”, brinca.

______________________________________________

Acabei de ganhar esse selinho da Flavinha.

Ela tem um blog ótemo http://olhaomeuape.blogspot.com . Está fazendo uma mega reforma no apto dela e ela mostra tudinho pra gente.

selinho demais

Vou dedicar as minhas novas seguidoras.

  1. Paulinha e Fabiano
  2. Helena de Jesus
  3. Lilly
  4. Dani Grosso
  5. Dayane Cristina
  6. Eugênia Freitas
  7. Sandra
  8. Gracinda
  9. Ness Forest
  10. Vanda – Amiga te adoro, vc é o máximo.
  11. Vani Porto
  12. Margaret – ídola vc é minha Deusa!!!
  13. Luciane Ramos
  14. Cintia Bianco
  15. Yemina Serondino
  16. Daniela Moreno
  17. Nalva
  18. Verônica Arteira

Muito obrigada a todas as minhas 85 seguidores que me deixam cada dia mais feliz. Adoro ir no blog de vocês, fico muito feliz de ver os comentários, os elogios. Muito obrigada pelo prestígio comigo e com o meu blog.

Minha vida ta uma correria, mas eu sempre dou uma jeito de fazer novos posts aqui e no CausandoModa.com.

Bjks aos montes.