shirley 1
Shirley Mallmann durante o São Paulo Fashion Week (13/06/2010)

A gaúcha Shirley Mallmann foi a primeira topmodel brasileira, ganhando o mercado nacional e internacional na década de noventa. Aos 33 anos, 14 após a estreia na profissão, a modelo voltou ao Brasil como uma das estrelas da temporada Verão 2011 do São Paulo Fashion Week.
Ao lado de Eva Herzigová, Shirley desfilou para a estreante Adriana Degreas. Com Gisele Bündchen, dividiu a passarela da Colcci. E, para a coleção masculina de Alexandre Herchcovitch, passou quase despercebida em meio aos meninos, vestindo chapéu, calça, camisa e gravata borboleta com taco de beisebol em mãos.
Mãe de dois filhos e casada com o cabeleireiro Zaiya Latt, Shirley retornou às passarelas em fevereiro, após cinco anos focados apenas em campanhas, de beleza, em especial, para o desfile masculino de John Bartlett, no Inverno 2010 da semana de moda de Nova York.
shirley 2 
Shirley Mallmann desfila para Adriana Degreas, Colcci e Alexandre Herchcovitch durante o São Paulo Fashion Week


Shirley Mallmann conversou rapidamente com o UOL Estilo durante o SPFW. Deixando aparente o sotaque de quem está fora do país há muito tempo, a top falou sobre as mudanças no mercado e a presença de modelos acima de 30 anos no mundo da moda.

Qual é o espaço que a moda dá para modelos acima de trinta anos? 
Hoje em dia, o espaço está bem acessível, bem legal. Tem muitas meninas mais velhas trabalhando. É algo que aconteceu recentemente e deu um boom no mercado.

Existe competição com as meninas de 16, 20 anos?
Não é uma questão de competição, acho que tem looks para cada uma, para todas as idades, Isso é bem legal.

Você acha que o padrão das modelos mudou ao longo da sua carreira? 
Não necessariamente o padrão, mudou muito o estereotipo da modelo. Hoje, tem meninas de todo tipo e estilo, morenas, loiras, ruivas... É legal ver essa diversidade nas passarelas, nas fotos.

E em relação ao corpo? 
Um pouco, mas não muito. Um pouquinho aqui e ali. As modelos mais maduras são mães. Eu tenho dois filhos e estou aqui na passarela. Isso prova que mudou um pouco.
Como é fazer desfile masculino? Eu adoro. Já fiz vários. Tenho um rosto forte, então dá para fazer uma coisa feminina e também masculina.


Fonte: UOL