12

 

Já chegou a conta de energia da sua casa? A minha chegou e veio quase o dobro. Além da alta na tarifa, o verão está pelando. Não dá pra ficar sem ventilador, ar condicionado, sem falar da geladeira que precisa consumir mais energia para gelar e conservar os alimentos.

 

Pensando nisso, hoje vou dar algumas dicas bem simples para você começar a economizar. Muitas delas já fizemos aqui em casa, tenho sempre essa preocupação na economia de água e luz.

 

1. Aos poucos trocamos todas as nossas lâmpadas florescentes por lâmpadas de LED.

Além da duração ser muito maior, elas economizam ainda mais energia. Pode ser um pouco mais cara, mas é um investimento que vale a pena. A longo prazo você vai ver a diferença;

 

2. Não deixe nada ligado ao sair de um cômodo. Apague a luz, desligue o ventilador. Evite o desperdício.

 

3. Se você gosta de ver TV até dormir, ative o time da TV para que ela não fique ligada a noite inteira.

 

4. Não deixe aparelhos eletrônicos em stand-by. Aqui somente a TV e a geladeira ficam ligadas o tempo todo na tomada. Microondas, DVDs e outros aparelhos podem ser desligados. Ligue somente quando precisar usá-los.

 

5. Falando em geladeira, verifique a vedação da borracha. Se não estiver boa, mande trocar. Também evite abrir a geladeira muitas vezes durante o dia, geladeira aberta gasta muita energia, portanto fecha a porta o mais rápido possível.

 

6. Não forre as prateleiras da geladeira, pois isso dificulta a circulação de ar, levando-a a gastar mais energia para esse fim.

 

7.  Não deixe o computador, impressora, caixa de som, estabilizador e outros acessórios do computador ligados sem necessidade.

 

8. Não deixe o celular carregando a noite inteira na tomada. Carregue o tempo necessário, depois retire do carregado e também retire o carregador da tomada.

 

9. Ao usar a máquina de lavar, use toda a sua capacidade. Se a sua máquina é de 10 quilos e você está usando apenas 5 quilos, ela vai gastar a mesma energia pra que usaria pra lavar os 10 quilos.

 

10. Se você vai passar roupa deixe para passar tudo no mesmo dia. Comece com as peças que precisam da temperatura mais baixa e vá aumentando conforme a necessidade das peças.

 

Espero que esse post ajude. Vamos economizar gente, vamos fazer a nossa parte.

 

Bjks e até a próxima.