Os sapatos Oxford surgiram na Inglaterra no século XVII, como uma nova maneira de usar sapatos fechados – com amarrações.
 Ele recebe esse nome porque ficou muito popular entre os alunos mais abastados da Universidade de Oxford.
Muitos anos depois, começou a ressurgir na moda, como no desfile de outono-inverno da Dolce&Gabbana de 2007.
Mas foi só neste inverno 2010 que ele apareceu com força – e, pelo que tudo indica, continuará em alta também no verão brasileiro, vide desfiles de marcas como Isabela Capeto, British Colony, Graça Ottoni, Maria Bonita e Printing nas últimas temporadas do Fashion Rio e da SPFW.
Agora ele ressurgiu no guarda-roupa feminino. Depois de alguns itens masculinos ganharem espaço na moda feminina, como paletós e calças boyfriends.
O sapatinho é democrático, aparece nas mais diversas versões – há desde os clássicos pretos aos modernos bicolores, passando pelos metalizados – e fica bem com calças, saias, vestidos, shorts e até leggings. A dica para usá-lo sem que o look fique sisudo é apostar nos complementos bem femininos. “Escolha peças românticas, rendadas e até com brilho para fazer esse mix”, sugere a personal shopper inglesa Sthepanhie Green, que tem entre seus clientes as lojas de departamento Top Shop e House of Fraiser. 

TRUQUES PARA USÁ-LO
Outra sugestão de Sthepanhie é experimentar combiná-lo a um jeans boyfriend ou até mesmo a um jeans de corte mais reto, enrolando a barra da calça. “É uma ideia simples que deixa a produção moderna”, diz. “Se estiver muito frio, dá para brincar com meias grossas de listras coloridas ou padrões de xadrez, deixando que elas apareçam na altura da canela”.
Essa moda é invernosa? Sim. É clássica? Sim. Mas, acredite: ela dura até o próximo verão. Celebridades têm usado seus Oxfords em todas as temperaturas e de todo jeito. A atriz Katie Holmes, por exemplo, apareceu em pleno verão europeu usando-o combinado a uma saia rodada e a um top fresquinho. E sem meia! Aliás, a ideia de styling da atriz também foi vista nas passarelas das últimas temporadas brasileiras de desfiles, que mostraram a tendência adaptada para os trópicos: o modelo Oxford da British Colony tem aberturas laterais, como se fosse uma sandália rasteira.
Entre essas releituras há modelos com salto alto, como o mostrado no desfile da estilista Isabela Capeto, em que o sapato aparece com salto anabela de ráfia. Há ainda os com acabamentos em verniz, croco, píton... 
É só escolher o que mais tem a ver com você.  

Melissa

oxford5 oxford1 oxford2 oxford3 oxford4
detalhe
Até agora o modelo que eu mais gostei foi os da Maria Filó. Achei todos muito lindos e bem feminino.
Vamos ver como algumas celebridades estão usando o Oxford.
image
Agyness Deyn
image

image                                                Jessica Biel                                      Misha Barton


image                                              Siena Miller                                      Olivia Palermo                                  



Fontos: Marie Claire, Ops! Tô na moda, R7