Pra você que como eu está correndo contra o tempo aqui vai um check list de Natal pra você conseguir dar conta de tudo e se organizar da melhor maneira possível.

Vamos tentar né?

Então se a festa vai acontecer na sua casa ou em outro local, mas é você que está organizando, vamos te dar uma mãozinha.

 

Vem comigo!

 

9ab6e76aa1b635713f5dff650a9dd513

 

1. Os convidados.

A primeira coisa que você precisa é saber a quantidade de pessoas. Isso vale para amigo secreto, natal, ceia da árvore, confraternização entre amigos, etc.

Depois de feita a lista, confirme a presença de todos.

Agora você vai poder começar realmente os preparativos e poderá calcular a quantidade de comida e bebida para todos.

 

2. O Menu.

Hora de definir o cardápio. Nessa época as opções mais comuns são peru, chester, bacalhau, tender. Duas dessas opções é mais que suficiente. Agora é hora de definir como será feita a ceia. Será encomendada? Cada um leva um prato? Ou a dona da casa vai fazer tudo? Antecipe o seu trabalho e congele tortas e quiches.

 

3. Louças e roupa de mesa.

Agora que você já sabe a quantidade de convidados, precisa saber se tem em casa o suficiente para a ceia. Veja a quantidade de copos, pratos, talheres, jogos americanos e guardanapos. O que você tem vai dar? Caso afirmativo hora de lavar as peças e um dia antes limpe a louça com um pano com álcool. Caso contrário hora de ir as compras ou até mesmo alugar. Contate uma empresa de aluguel de itens para festas o mais rápido possível se essa for a sua opção.

 

4. Hora das compras.

O próximo passo é elaborar a lista de compras. Para economizar e fugir das filas dos supermercados, aproveite para comprar bebidas, frutas secas e alimentos não perecíveis com a maior antecedência possível. Lembre-se de que os preços costumam subir nas semanas próximas ao Natal. Geralmente calcula-se de seis a sete tipos de alimentos, entre entradas e pratos principais. Quanto às bebidas, o cálculo é de uma garrafa de vinho ou espumante para cada duas pessoas, uma garrafa de destilado para 10 convidados e 700 ml de bebida não alcóolica para cada um. E não se esqueça de comprar água e gelo, além de conferir a quantidade de gás, para não ficar na mão bem no dia da festa.

 

5. Organização.

Na semana da festa, faça uma boa faxina na casa. No grande dia, concentre os esforços nas áreas de maior circulação: sala, cozinha, varanda e banheiros. Monte espaços pela casa para facilitar a conversa e evitar que todos os convidados fiquem amontoados no mesmo ambiente. Para facilitar organização, arrume a ceia na mesa de jantar e deixe os talheres, pratos e guardanapos no aparador. É importante planejar uma área para copos, bebidas e gelo.

 

6. Os Presentes.

Para evitar filas e dor de cabeça, não deixe os presentes para última hora. Aproveite os diversos bazares que acontecem nesse época do ano, leve sua listinha e compre os presentes no mesmo local. Você vai comprar algo artesanal e ajudar a economia local. Uma boa ideia se você tem muitos presentes pra dar, é comprar um mesmo presente para todos, algo como pano de prato ou uma caneca, coisas que todo mundo usa. Outra opção é fazer o tradicional amigo secreto. Dá até pra fazer o sorteio pela internet no site www.amigosecreto.com.br.

 

7. Casa Arrumada.

A decoração é uma parte fundamental para o sucesso da sua festa. Use enfeites natalinos. Abuse as flores e monte diversos tipos de arranjos. Para não gastar muito, use garrafinhas de vidro, latas de azeite, vidros de azeitona como vasos. Vela também faz bonito e não custa caro. Misture cores como branco, dourado, vermelho e tamanhos variados. Fica bonito e garante uma iluminação especial.

 

Ufa! Corre que dá tempo.

 

Bjks e até a próxima.