Duas atrizes se destacaram no tapete vermelho durante a última edição do Oscar. Na noite da principal premiação do cinema, Mo-Nique de 42 anos e Gabourey Sidibe de 26, estrelas do filme Preciosa e ambas concorrendo a estatueta, chamaram atenção dos olhares atentos dos críticos de moda de plantão pela maneira em que estavam vestidas. As duas esbanjavam elegância e, digamos, voluptuosidade & no caso de Mo-Nique & com seusmodelos extra-large. Em comum, elas fazem parte do mais novo e comentado fenômeno que cerca a moda: o plus-size e a valorização da beleza farta. 


Na última Semana de Moda de Milão, que apresentou as apostas para o outono-inverno 2010/2011, a marca feminina Elena Miró foi a responsável por abrir o evento, por privilegiar e mostrar na passarela looks de tamanhos acima do 46. Poucos dias antes, na fashion week de Londres, a grife Mark Fast incluiu modelos plus-size em seu casting e foi além, ao vesti-las com peças justíssimas, que acentuavam o shape dos modelos. Houve quem torcesse o nariz. 

O fato é que além das marcas, o mercado editorial também está atento a este público. A Vogue America traz na próxima edição de abril a modelo Kate Dillon fotografada por Patrick Demarchelier, vestindo sem medo um justíssimo bandage Hervé Lérger tamanho extra-large e contando a sua trajetória como modelo desde os tempos em que era slim, até a sua ascensão ao posto de supermodel com o aumento da numeração. 

Já a edição italiana da revista resolveu criar a seção Vogue Curvy, dedicada às mulheres mais cheinhas, com dicas de lojas e combinações que valorizam as formas volumosas. Virou hit entre as leitoras prontamente. A publicação americana V Magazine, uma das principais quando o assunto é conceito de moda, trouxe na sua ultima edição (#63) como capa a atriz Gabourey Sidibe (novamente ela) e como recheio um editorial todo estrelado por modelos plus-size, com styling ultra-sexy. Dá pra imaginar o barulho que causou? 

Falando em modelos de curvas acentuadas, uma das principais top models da categoria, agenciada pela Elite americana, atende pelo nome de Flúvia Lacerda, seu manequim é 48 e adivinhe: é brasileira! Aliás, empresários brasileiros da indústria têxtil estão cada vez mais atentos ao mercado das grandes numerações. 

Prova disso é que aconteceu no último mês de janeiro, paralelo ao São Paulo Fashion Week, a primeira edição do Fashion Weekend Plus Size, na capital paulista. O evento inspirado no Full Figured Fashion, realizado em Nova York, reuniu por aqui etiquetas dedicadas ao público GG, com numerações entre 44 e 50. O resultado? Saldo positivíssimo e as organizadoras já planejam a próxima edição. 

Com tanta discussão acerca das formas do corpo, estaríamos passando por um processo de redefinição dos padrões do belo e da estética corporal, onde a ditadura da magreza soa ultrapassada? A resposta pode ser subjetiva, mas que novos olhares sobre a relação entre corpo e forma estão sendo lançados e que o assunto está na moda, isso não se pode negar. Aliás, existem algumas Mo-Niques, Kates, Fluvias e Gabourey por aí para atestar.