Se tem algo que é impossível viver sem, esse algo é uma geladeira.

Fico me perguntando como seria antigamente sem ela, nem consigo pensar a respeito.

 

Hoje no mercado temos uma infinidade de modelos, cores e tamanhos. Mas a limpeza é a mesma. Fungos e bactérias podem crescer dentro da geladeira, levando doenças para você e sua família. É importante manter a limpeza e higienização da mesma.

 

 

1. Para começar separe os produtos de limpeza que você vai precisar usar.

 

capture-20130417-2012182. Retire todas as partes que podem ser retiradas, como dispenser para água, gaveta de legumes, prateleiras de vidro e lave com detergente neutro e uma esponja macia.

 

3. Para limpar internamente eu uso um pano de limpeza, tipo perfex, embebido em uma mistura de água e vinagre. No post sobre como usar vinagre para limpeza da casa, falei sobre isso.

 

Pesquisando com algumas amigas donas de casa, elas me deram as seguintes opções:

 

#Água + água sanitária. É importante seguir as instruções do fabricante do produto. Dilua confome as instruções da embalagem.

 

#Mistura de bicarbonato de sódio + água. Use uma colher de bicarbonato para cada dois litros de água.

 

#Água + detergente neutro. Coloque algumas gotas de detergente neutro em um litro de água e use a parte macia de uma esponja. Depois seque com um pano limpo.

 

4. Se ainda assim sua geladeira estiver com um cheiro ruim, você pode colocar um vasilhame pequeno de vidro com café em pó ou  biarbonato de sódio na porta da geladeira. Eles vão absorver o cheiro ruim.

 

Algumas pessoas usam meio limão, partes de uma maçã cortada e carvão.

Sim, aquele carvão para churrasco, mas lembrem-se eu nunca testei, não posso afirmar com convicção que esses três últimos podem dar certo.

 

Agora que as peças que você retirou e lavou estão secas, coloque-as de volta na geladeira e comece a limpeza da parte externa. limpeza1

 

Eu descarto o pano que foi usado dentro da geladeira e coloco no lixo. Pegou outro pano e diluo o multiuso na água conforme instruções do fabricante e passo em toda a geladeira (por fora), depois de seco uso outro pano com lustra móveis. A geladeira fica branquinha e brilhante, parece até nova.

 

As geladeiras de aço inox devem ser limpas de forma diferente. Passe um pano úmido para limpar e depois um pano seco e macio para polir. Já existe no mercado produtos específicos para limpar eletrodomésticos de aço inox.

 

Costumo fazer essa limpeza sempre que faço supermercado, ou seja, a cada dez dias, mas pode variar de pessoa para pessoa. Cada um faz como achar melhor.

 

Espero que o post seja útil para donas de casas de primeira viagem, como solteiros, recém-casados, etc.

 

 

Bjks e até a próxima.