MO

É durante a Grande Depressão que começa esta irresistível história de superação e esperança: a emocionante trajetória de nove jovens humildes do Oeste dos Estados Unidos que deram ao mundo, nas Olimpíadas de 1936, uma autêntica demonstração de coragem.
Neste livro fascinante, Daniel James Brown refaz os passos da equipe da Universidade de Washington na década de 1930, que deixou sua marca na história do remo. Ele começa descrevendo a luta dos filhos de trabalhadores braçais contra as exigências físicas, técnicas e psicológicas do esporte e seu empenho para derrotar as equipes das universidades de elite. A equipe é montada por um treinador enigmático e determinado, com a ajuda de um excêntrico e visionário construtor de barcos de corrida. Mas é o inquebrantável compromisso mútuo dos rapazes que faz deles um time vencedor. Ao obter a tão sonhada vaga olímpica, eles se veem diante de seu maior desafio: disputar a medalha de ouro nas “Olimpíadas Nazistas” de Berlim, em 1936, diante do olhar vigilante de Hitler.

 

Minhas Impressões:

 

Adoro histórias reais, histórias de verdade.

Amo filme que são baseados em histórias reais e mais ainda livros que nos contam a verídica história de um personagem.

Quando vi esse livro, sabia que precisava lê-lo.

 

Meninos de Ouro conta a história da equipe olímpica americana de remo que venceu as Olimpíadas de 1936, chamadas de Olimpíadas Nazistas. O autor nos conta a história de Joe Rantz, um dos integrantes da equipe. Formada por alunos pobres que estudavam na Universidade de Washington, todos os integrantes da equipe batalhavam muito para pagar sua faculdade. Pessoas realmente determinadas que tinham um objetivo a alcançar.

 

Acompanhados a história da vida de Joe Rantz. A mãe morreu quando ele ainda era criança, logo em seguida seu pai casa-se novamente e a madrasta não gosta de Joe. Apesar de ser um ótimo garoto, Joe é estudioso e ajuda nos afazeres de casa, seu pai o abandona com apenas 11 anos, deixado Joe por conta própria. Como se isso não bastasse, estamos em plena crise da resseção americana. Mas Joe consegue se virar sozinho. Faz trabalhos temporários, bicos e tudo o mais que pode para sobreviver.

 

Essa foi uma parte muito triste pra mim, doloroso ver uma criança sozinha e abandonada. Como um pai pode ter coragem de largar seu filho assim? Sozinho no mundo! Nunca vou conseguir entender isso. Me senti realmente muito mal.

 

O livro também nos mostra a história de outros membros da equipe. Nos ensina muitas lições. Reforçou as minhas ideias e convicções. Ser determinado, ter um objetivo e lutar para alcançá-lo é o mais importante. Mesmo que as adversidades sejam grandes, é preciso continuar acreditando e lutando. O livro te encoraja a ser vencedor na vida.

 

Gostei muito do livro e recomendo a leitura.

 

_________________________________________________________

 

Título: Meninos de ouro
Autor: Daniel James Brown
Editora: Sextante

Gênero: Não ficção 

Páginas: 384